terça-feira, 11 de outubro de 2011

Comunidades rurais de todo o País receberam mais de 8,7 mil bibliotecas



O programa Arca das Letras, criado peloMinistério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2003, já implantou em todo o Brasil mais de 8,7 mil bibliotecas rurais. O número de livros distribuídos passa de dois milhões. A administração das bibliotecas é feita por 17 mil agentes de leitura que contribuem para melhorar os índices educacionais das comunidades, valorizar a cultura e apoiar os processos produtivos no meio rural. 
O programa beneficia famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.

Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes.

O acervo inicial de cada arca conta com mais de 220 livros e histórias em quadrinhos (gibis). Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas. Os acervos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania.

AGENTES DE LEITURA

As bibliotecas são administradas voluntariamente por moradores das comunidades atendidas. Formadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, estas pessoas se tornam agentes de leitura e ficam responsáveis pelas atividades da biblioteca.

INSCRIÇÃO

Para receber uma biblioteca Arca das Letras é preciso reunir os moradores, preencher o formulário de consulta comunitária -- disponível neste link (arquivo PDF) - que vai pontuar as características das famílias que serão beneficiadas e indicar os livros que vão atender a comunidade. Um ponto importante para agilizar a implantação é conquistar parcerias que viabilizem a construção do móvel-biblioteca.

DOAÇÃO DE LIVROS

Para realizar doação de livros para o programa, escreva paraarcadasletras@mda.gov.br.

Outras informações podem ser obtidas no telefone (61) 2020-0201.

FONTE: Em Questão

via http://www.agrosoft.org.br

0 comentários:

Postar um comentário