sexta-feira, 6 de maio de 2011

Partido Pirata Sueco entra no Parlamento Europeu


Redação Portal IMPRENSA

Com o objetivo de modificar leis de direitos autorais no mundo que penalizam a pirataria e protegem conglomerados de comunicação, o Partido Pirata Sueco está perto de participar diretamente da política da Europa. 

Em junho próximo, Amelia Andersdotter, 23 anos, deve se transformar em deputada após angariar mais de 235 mil votos e levar uma das duas vagas suplementares da Suécia no Parlamento Europeu, informa a Folha.com.

Nascido em 2006 com a intenção de modificar a política de direitos autorais, o partido milita contra as leis de copyright e patentes, e se espalha pelo mundo com rapidez. Só na Suécia o partido possui mais de 40 mil filiados e, sua vertente jovem, a Ung Pirat, tem mais de 19 mil integrantes. 

O argumento do Partido Pirata conseguiu porta-vozes em 26 países, inclusive no Brasil. De acordo com a Folha.com, a divisão brasileira do partido nasceu m 2007 por iniciativa de Jhessica Reia, 22.

"Tem campanha do governo que liga pirataria ao crime organizado", reclama. O site do grupo oferece outra visão: "Crianças gostam de piratas, adultos os comparam a sanguinários. Mas pirata é livre", disse em entrevista. 

Para manter a militância do partido, a jovem vende camisetas e planeja o lançamento de um site para angariar fundos com mais rapidez. 

Os tipos mais comuns de direitos autorais podem ser divididos em três categorias: Copyleft; Copyright; e Creative Commons, segundo informa o site da instituição

O que são Copyright, Copyleft e Creative Commons?

Copyleft permite a cópia indiscriminada de todo o conteúdo de determinada fonte, sem a autorização da mesma e permite que o material seja modificado livremente. Utilizado geralmente por criadores de softwares, a licença Copyleft favorece o desenvolvimento livre de projetos, como em uma contribuição coletiva. 

Já o Copyright se divide em duas vertentes, sendo as obras de direitos morais - em que o autor recebe os créditos intelectuais pela obra, mas não necessariamente dinheiro por isso - e os direitos patrimoniais, o qual o dono da obra, que não precisa ser o autor, detém os direitos de comercialização. 

Existem ainda as obras resguardadas pela filosofia do Creative Commons. Dentre as vertentes da gama de seis tipos de licença, a mais conhecida é a quer permite a completa reprodução de determinada obra, como fotos, vídeos, livros, músicas etc, desde aquele que a reproduz ou divulga não cobre nada por isso, tampouco lucre, mesmo que de forma indireta. 

0 comentários:

Postar um comentário