segunda-feira, 16 de maio de 2011

Encontrando recursos abertos na internet


Image from (http://www.flickr.com/photos/alphasix/157515251/) - CC-BY license
Imagem original em: http://www.flickr.com/photos/alphasix/157515251/ (licença original CC-BY)
Encontrar Recursos Educacionais com licenças mais flexíveis ainda é uma tarefa complexa. A utilização das licenças Creative Commons (CC) facilita a busca desses recursos.  Lembrando: as licenças do CC tem 3 componentes: O primeiro é uma versão simples e direta que explica os termos da licença para o usuário final (o que você como usuário pode fazer, exemplo); o segundo é uma uma base legal, mais complexa e específica para os advogados (exemplo); a terceira é uma versão para ‘leitura do computador’, código que pode ser usado para identificar que tipo de uso o criador permite para o recurso.
Duas ferramentas fazem uso desse código feito para o computador para que possamos buscar por recursos abertos de maneira mais fácil:
Busca Creative Commons proporciona uma maneira de buscar textos, fotos e imagens dentro de outros bancos de dados (como Flicker para fotos, Blip para vídeos, entre outros). O Flicker é um ótimo site para buscar porque os termos de uso (normalemnte um tipo de licença CC) das fotos são facilmente localizadas no canto inferior direito das páginas. E como o Flicker é em sua grande parte um repositório de fotos criados por usuários, é mais provável que a pessoa que colocou a foto lá realmente seja o criador do recurso [http://search.creativecommons.org/]
Google em suas opções avançadas permite filtar por tipos de Direitos de usoFunciona para textos, imagens e afins [http://www.google.com.br/advanced_search?hl=pt-BR]
Vale lembrar que é sempre bom verificar a página original do documento e a licença específica do recurso. Em muitos casos (blogs pessoais, por exemplo) o dono do site faz uma cópia (upload) de uma imagem de outros site original. Uma imagem do site original, pode, naquele site  ter uma licença de uso restritiva (por exemplo, CC-BY-NC) mas se o blog em questão tem uma ou uma licença aberta (por exemplo, CC-BY) tem-se a ilusão de que o recurso original também é aberto.  É complicado assim, mas aos poucos, repositórios e sites estão tomando consciência da necessidade de clareza sobre permissões de uso no mundo digital.

0 comentários:

Postar um comentário