domingo, 11 de setembro de 2011

Zinepal - Transforme um blog em revista ou e-book




Em outubro de 2008 divulguei aqui no blog o FeedJournal, um sítio que permite tranformar nosso blog em um períodico. Agora conheci outra ferramenta online que nos permite realizar esta operação: o Zinepal.
O funcionamento do Zinepal é semelhante ao do FeedJournal, ou seja, acessando o serviço podemos criar uma versão impressa em pdf de nosso blog ou sítio para ser distribuída por e-mail ou, podemos criar uma versão do blog, específica para leitores de ebook. Tudo isso pode ser realizado de uma forma bem simples, seguindo alguns passos comuns à maioria destes serviços: registro no sítio e validação da conta criada. Logo após, é só informar o endereço dos feeds do blog ou sítio que desejamos criar a versão impressa.

O que diferencia o Zinepal é possibilidade indicarmos mais de uma fonte de coleta de informações para a elaboração de nossa versão "ebook". Isso torna possível misturar conteúdos de diversos sítios/blogs no "zine" que estamos criando. Outro destaque desta ferramenta é a opção de selecionarmos as histórias (posts) que farão parte da revista. Após ser exibida uma listagem das postagens mais recentes do blog indicado, podemos selecionar somente aquelas que queremos que façam parte de nosso "zine". Esta etapa requer um cuidado: posts que possuem recursos em vídeo ou "java", normalmente apresentam erros quando transformados em pdf.



Mas as opções de personalização não param por aí. Após realizarmos a seleção dos posts que farão parte de nossa revista, abre-se a possibilidade de edição de alguns detalhes como: tamanho do título e textos, fontes e cores utilizadas. Também podemos definir quebras de página e/ou coluna entre as diferentes postagens que farão parte do "zine".

As alterações realizadas podem ser visualizadas quando acessamos "Preview", o que permite acertamos os últimos detalhes, deixando nossa revista com a fomatação que julgamos adequada.

PRONTO!!! Agora é só salvar em formato pdf e distribuir nossa publicação. Também podemos tornar público nosso "zine", disponibilizando-o para a leitura de qualquer outro usuário do serviço. E para completar, é possível realizar uma espécie de assinatura virtual que envia, diariamente e de forma aleatória, para o e-mail cadastrado, os "zines" criados por outros usuários.

Bons Zines!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário