quinta-feira, 9 de junho de 2011

YouTube inaugura biblioteca para videos sob licença Creative Commons

Conteúdo poderá ser compartilhado e modificado pelos usuários, desde que o crédito seja dado ao autor; empresas de mídia vão colaborar.

Conforme anunciou na última quinta-feira (2/6), o YouTube criou uma biblioteca de vídeos que contam com a licença Creative Commons, ou seja, podem ser incorporados, distribuídos e editados pelos usuários – desde que não sejam usados com fins comerciais.
Como parte do lançamento, os internautas poderão marcar seus vídeos com a licença CC-BY, “que permite que outras pessoas os compartilhem e os modifiquem, sendo obrigadas, porém, a dar o devido crédito ao autor”, afirmou Stace Peterson, engenheira de software do portal, via blog oficial.
Segundo ela, o YouTube - em parceria com organizações de mídia, tais quais a C-SPAN, a Public.Resorces.org, a Voice of America e a Al Jazeera, dentre outras – planeja oferecer mais de 10 mil vídeos que atendem aos princípios da Creative Commons.
Para encontrar esse material, os usuários deverão entra no editor do YouTube e selecionar a aba “CC”. Mais informações sobre as licenças Creative Commons podem ser encontradas na página de ajuda do site.
(John Ribeiro)
Fonte: http://idgnow.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário