terça-feira, 21 de junho de 2011

Academias de ciências americanas oferecem 4 mil livros de graça

Detalhe da capa do livro On Being a Scientist


Todos os livros da National Academies Press já podem ser baixados de graça ou lidos na web
A editora das academias de ciência dos Estados Unidos está oferecendo seu catálogo completo de 4 mil livros para ser baixado de graça pela internet
Publicado originalmente na revista Exame
A National Academies Press (NAP), editora das academias nacionais de ciência dos Estados Unidos, passou a oferecer, neste mês, seu catálogo completo para ser baixado e lido de graça pela internet. São mais de 4 mil títulos em inglês, que podem ser baixados inteiros ou por capítulos, na forma de arquivos PDF. Eles podem ser lidos em computadores, smartphones e tablets.
A NAP publica mais de 200 livros por ano em diversas áreas do conhecimento, com destaque para publicações importantes em política científica e tecnológica. Os livros podem ser copiados livremente a partir de qualquer computador conectado na internet e mostram o esforço da NAP em democratizar o acesso ao conteúdo produzido pelas academias norte-americanas.
As academias, que atuam há mais de 100 anos, são: National Academy of Sciences, National Academy of Engineering, Institute of Medicine e National Research Council. Os títulos em capa dura continuarão à venda no site da NAP. A opção de ler de graça parte de livros ou títulos inteiros começou a ser oferecida pelo site em 1994. A oferta de todo o catálogo de graça para ser baixado em PDF foi feita primeiro para os países em desenvolvimento. Estes são três exemplos de títulos disponíveis:
  • On Being a Scientist: A Guide to Responsible Conduct in Research (Sobre ser um Cientista – Um Guia de Conduta Responsável nas Pesquisas)
  • Guide for the Care and Use of Laboratory Animals (Guia de Cuidados e Utilização de Animais no Laboratório)
  • Prudent Practices in the Laboratory: Handling and Management of Chemical Hazards (Práticas Prudentes no Laboratório – Manuseio e Gerenciamento de Riscos Químicos)

0 comentários:

Postar um comentário