quarta-feira, 14 de julho de 2010

Google será aliado de pequenas lojas no mercado de livros eletrônicos

As pequenas livrarias independentes dos Estados Unidos sentiram o peso da concorrência dos livros digitais nos últimos dias. Primeiro foram atingidas pelo desconto do leitor eletrônico Nook, da rede de livrarias norte-americana Barnes & Noble, e logo depois pela queda do preço do Kindle, e-reader da loja on-line Amazon. 

Forçadas a competir com grandes companhias, essas pequenas lojas terão em breve um novo aliado, que tem força para equilibrar a briga: o gigante das buscas Google. 

O Google planeja lançar até o final do verão norte-americano (inverno aqui no Brasil) o Google Editions. A empresa revelou pouco sobre a projeto, até agora, descrevendo-o geralmente como um espaço para venda de livros digitais, que serão acessíveis de qualquer dispositivo com acesso à internet. 

Mas uma recente investida da gigante dá indícios mais claros de onde o Google planeja começar: a empresa está prestes a concluir um acordo com a Associação Americana de Livreiros, um grupo de comércio para as livrarias independentes, para tornar o Google Editions a principal fonte de e-books em sites de centenas de livrarias independentes dos Estados Unidos, de acordo com representantes do Google e da associação. 

O Google provavelmente irá enfrentar uma batalha difícil na venda de e-books, já que tem pouca experiência como um varejista, principalmente com comparação a Amazon ou a Apple. Outro obstáculo é que seu sistema de pagamento online, o Google Checkout, não tem sido amplamente adotado. 

Mas as pessoas que comprarem livros do Google poderão encontrar o arquivo pronto para ser executado em qualquer programa ou plataforma, ao contrário dos livros comprados pela iBookstore da Apple, por exemplo, que só podem ser lidos em equipamentos da própria Apple.
Outra vantagem do Google nesta guerra é que ele pode contar com um grande número de pessoas que procuram títulos, resumos e sugestões de livros pelo site, que podem ser clientes em potencial. 


0 comentários:

Postar um comentário