segunda-feira, 16 de abril de 2012

Banco Mundial adota licença Creative Commons para suas publicações


O Banco Mundial anunciou uma nova Política de Dados Abertos, que deve entrar em vigor em julho. A partir daí, todas as pesquisas e produções publicadas pelo banco serão automaticamente licenciadas em Creative Commons.
O banco também lançou o Repositório de Conhecimento Aberto, com mais de dois mil livros, artigos, relatórios e documentos de pesquisa, igualmente sob licença CC BY. “Conhecimento é poder. Tornar nosso conhecimento amplamente e prontamente disponível vai dar às pessoas mais recursos para que encontrem soluções para os problemas do mundo”, declarou em nota o presidente do Banco Mundial, Roberto B. Zoellick.
A CC BY é a licença CC mais aberta, que permite o reuso, o remix e a redistribuição de conteúdos, mesmo com finalidade comercial, desde que seja dado o crédito ao autor. É recomendada para situações de máxima disseminação e reuso de materiais, preservando o reconhecimento do criador da obra original.
Lawrence Lessig, co-fundador do Creative Commons, disse que o Banco Mundial não está apenas saindo na frente ao abraçar os princípios do livre acesso. “Ao colocar seus trabalhos disponíveis sob licença CC, está encorajando a divulgação do conhecimento que produz”.
O Banco espera que as versões em papel de seus trabalhos também sejam licenciadas em Criative Commons. O Repositório já dispõe de livros e documentos desde 2009, em várias áreas e de vários lugares do mundo, incluindo textos do World Development Report, dois jornais do Banco Mundial, o World Bank Economic Review (WBER) e o World Bank Research Observer (WBRO).
*Com informações do site do Creative Commons

0 comentários:

Postar um comentário